Nenhum comentário

O Evangelho todo, para todos os homens e em todos os lugares

João Calvino, comentando 1Tm 2.4, afirma: “Nenhuma nação da terra e nenhuma classe social são excluídas da salvação, visto que Deus quer oferecer o Evangelho a todos sem exceção”. Por isso, “O Senhor ordena aos ministros do Evangelho que preguem em lugares distantes, com o propósito de espalhar a doutrina da salvação em cada parte do mundo”. Analisando uma das implicações da petição “venha o Teu Reino”, comenta: “Portanto, nós oramos pedindo que venha o reino de Deus; quer dizer, que cada vez mais o Senhor aumente o número dos Seus súditos e dos que nele creem.

 A proclamação compete a nós; é uma responsabilidade inalienável e essencial de toda a Igreja. Em nosso testemunho, procuramos anunciar o Evangelho de forma inteligível, nos dirigindo a seres racionais a fim de que entendam a mensagem e creiam; por isso, ao mesmo tempo em que sabemos que é Deus Quem converte o pecador, devemos usar os recursos de que dispomos com base bíblica, para atingir a todos os homens. Em Atos 1:8 vemos que a extensão da obra missionaria da igreja é global. Os discípulos seriam testemunha em Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da terra. Outros textos também falam com clareza, em Mt 28:18-20 Jesus diz: Ide por todo o mundo e fazei discípulos de todas as nações; no texto paralelo de Mc 16:15 ele diz: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, deixando claro que o alcance da evangelização realizada por sua igreja é mundial.

Fazer discipulo, é ao mesmo tempo uma tarefa humana e divina, se não Jesus não teria dito vá e faça discípulos. A Bíblia nos chama de cooperadores de Cristo, e o recurso que Ele usou para manter viva a chama é a grande comissão. Não há trabalho mais importante que este, edificar a igreja que Cristo comprou com seu sangue. Apesar do verdadeiro fruto vir de cima, como diz Paulo, pois só Jesus conhece os corações, e dá o crescimento, nós temos que regar, plantar a semente.

Rev. Marcelo Mauricio

Postar um comentário