Nenhum comentário

Cristo é suficiente e a sua Palavra é indispensável

Possuímos muitas coisas importantes na vida, mas se nós tivéssemos que viver sem elas, nós conseguiríamos. A Palavra de Deus é mais importante que tudo e jamais poderíamos viver sem ela. Sem a Bíblia estaríamos perdidos!

Temos aprendido que Cristo é suficiente para nós, Ele é a nossa esperança, e o seu Evangelho é indispensável. Sem a Palavra de Deus, nós apenas imaginaríamos como Ele seria e certamente erraríamos. Sem a palavra de Deus nós teríamos que adivinhar como viver sabiamente e como distinguir o certo do errado – e cada pessoa teria a sua própria opinião.

A Palavra de Deus é indispensável! Em primeiro lugar porque as pessoas possuem a tendência de viver uma fé baseada em suas experiências particulares, e, sendo o coração do homem enganoso, jamais poderão viver uma vida que agrade a Deus com base em suas próprias experiências. Em segundo lugar porque nada além da Bíblia é capaz de, aplicada pelo poder do Espírito Santo, convencer o homem do pecado e levá-lo a Deus.

Escrevendo a Timóteo sobre a Palavra de Deus, Paulo afirma que ela é “útil para o ensino”. O que Paulo quer dizer é que a Palavra de Deus é indispensável para o ensino da doutrina. Isto é, não há como qualquer doutrina ser descoberta, ilustrada ou confirmada sem a Bíblia.

Paulo também diz que a Palavra de Deus é útil para a repreensão. Ou seja, ela é o instrumento utilizado por Deus para corrigir o seu povo quanto aos erros e as heresias. Nunca houve, nem há, nem pode haver qualquer erro ou heresia no mundo que não seja suficientemente refutado pelas Escrituras. Ela foi proveitosamente utilizada para esse propósito, por Cristo e seus apóstolos.

Ainda, Paulo ensina que a Palavra de Deus é útil para a correção. A Bíblia aponta os erros e repreende quem os cometem, mas ela também aponta o caminho da justiça e nela o homem de Deus é corrigido e capacitado a praticar a justiça e a viver para a glória de Deus e em Sua presença.

Sendo a nossa única regra de fé e de prática, apenas a Bíblia revela a vontade de Deus para o homem e aponta o caminho para a salvação. O evangelho da salvação é revelado na Palavra de Deus de Gênesis a Apocalipse. É nela que o ser humano aprende que o Senhor Deus criou todas as coisas a partir do nada; que houve um pacto de Deus com o homem e que este o quebrou, caindo de seu estado original e se tornando inimigo de Deus; que o Senhor separou um povo para si, no qual viria a nascer, na plenitude dos tempos, o redentor; que Cristo nasceu, padeceu, morreu e ressuscitou; que Cristo há de voltar para julgar vivos e mortos e restaurar todas as coisas para sua própria glória.

Necessitamos da Palavra de Deus para sabermos como glorificá-lo e como vivermos em Sua presença. A Palavra de Deus e apenas ela nos revela seu plano redentivo, mas ainda nos revela como devemos adorá-lo, como nos casarmos, como criar nossos filhos, dentre tantas outras questões da vida.

A suficiência de Cristo nos impõe vivermos pela Sua Palavra. Na Bíblia encontramos tudo o que precisamos saber para vivermos na presença de Deus e para nos mantermos fortalecidos até o dia da Sua vinda.

Solus Cristus – Sola Scriptura

Pt. Victor Ximenes

Postar um comentário